24 de set de 2010

Ayrani, o refresco dos turcos


Após uma longa viagem entre taxi, ônibus, lotação, carona,... atravessamos a fronteira da Síria, entramos na Turquia e chegamos na linda Capadócia.

Já na estação de ônibus de kayseri, vi uma barraquinha com fila na porta para comprar o refresco de eleição dos turcos, o Ayrani. Eles bebem no almoço, jantar, chá da tarde, a toda hora.
Fui lá verificar. 
Uma pia, um líquido branco saindo da torneira sem parar, uma espuma meio nojenta, e todos esperando ansiosos pela bebida. Perguntei o que era, ninguém falava inglês, eu não falo turco, não consegui entender, vou ter que experimentar. 
O Marcão saiu de perto, falou: Nem pensar, eu não ponho minha boca nessa espuma. Eu sim. 
Ela encheu o copo com o líquido branco e completou com bastante espuma por cima, colocou ainda mais espuma que o normal para a turista provar! Eu já estava salivando...
Não tenho foto da minha cara de nojo após o primeiro gole, ainda bem…
O líquido é um yogurte até que cremoso, mas é salgado e temperado, arrrrgghhhhh! Parece uma "coalhada seca" líquida, bem temperada e bem salgada, que sensação estranha!
Os turcos que me perdoem, mas que refresquinho mais indecente esse… 

3 comentários:

  1. Oi Cris, qdo vcs voltarem vou preparar um airan (assim q chamamos em armênio) mas nao tao salgado como vc falou. Para mim tem sabor de infância, super fácil de fazer, refrescante e saudável além de hidratar muito. Com a ajuda de um mixer, bata um copo de iogurte com 2 copos de água e apenas uma pitadinha de sal. Acompanha muito bem um suculento kafta.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Huum, tem cara de ser igual a uma bebida persa (dough, ou algo assim), com iogurte e soda. Eu detesto, mas o marido iraniano aqui, ama de paixão.

    ResponderExcluir
  3. tia cris... urhg!!!
    eu também tô com nojo.... queria experimentar pra ver se é ruim mesmo...
    bkacktttt...

    bjos Pedrinho.

    ResponderExcluir