24 de set de 2010

Geórgia, anyone?!

Nosso ponto alto da viagem sempre foi chegar na Armênia, país da família paterna e materna do Marcão. 
Estávamos em Dogubeyazit na Turquia, apenas 30 km da fronteira com Armênia, mas não pudemos atravessar por aí, a fronteira entre estes 2 países ainda está fechada.
Ok, então lá vamos nós pegar mais horas e horas de estrada, para dar a volta por cima e entrar pela Geórgia e finalmente na Armênia. Claro que nada é tão simples  assim e demoramos quase 3 dias para conseguir atravessar tudo isso. Mas ter dado esta passada relâmpago pela Geórgia, valeu a pena, foi bem interessante dormir numa vila rural, num país pequeno, já quase na Rússia. 
Eu me senti a Madona do pedaço, por onde passava, todos olhavam, fofocavam e sorriam. Não devem receber turistas com frequência, já na fronteira entre Turquia e Geórgia, os guardas pegaram nosso passaporte, e riam entre eles, riam de alegria, éramos os primeiros brasileiros a atravessar aquela fronteira!! Eu achei fantástico!
Brincamos de mímica a todo momento, NINGUÉM falava um Oi em inglês. Encontramos um bar/restaurante e apontamos para a comida e bebida do vizinho, querendo dizer, traga igual para a gente!  Não interessa se é bom ou ruim, nem como é feito ou com se chama, temos fome e sede! 
E veio um tipo de pastel cozido no vapor, recheado de carne e especiarias. Muito bom!! Depois descobri o nome, Khinkali. A cerveja georgiana também é muito boa. 



Nem me despedi da cidade, vamos ter que fazer todo o caminho de volta e passar por lá novamente….

3 comentários:

  1. Poxa, e eu que pensei que iria comer hoje de novo esse ravioli gigante!
    Agora vai querer o quê? Lachmajoun????

    ResponderExcluir
  2. Cris e Marcos! Que delícia de viagem!! Estou muito contente de ver tudo isso! E ainda, que vocês 'abriram' fronteiras para os brasileiros! Caminho aberto, dá vontade de passar por lá também! Vamos ver se eu arranjo um companheiro assim também em 2011! Tudo de bom pra vocês e nos ensimem mais coisas! BJo grande!
    Renata (profªde francês)

    ResponderExcluir
  3. oi cris e marcos !

    eu aqui pesquisando como chegar e cruzar essa fronteira da turquia para a armenia e vcs fizeram justamente isso!

    gostaria muito de saber como foi essa experiência.estou indo para essa região daqui a um mês e tenho poucas informações de transportes ,tempo de duração para fazer essa volta na georgia, lugares para descansar...podem me ajudar?

    abraços pra vcs : )

    meu email é alegwazz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir