9 de jan de 2011

Tsukiji Market, Tokyo


O despertador tocou às 04:30 da manhã. Eu não queria acordar, a cama do hostel era fofinha, quentinha e lá fora fazia quase 0ºC. Mas eu estava animada, muito contente de finalmente ter conseguido chegar ao Japão, estar em Tokyo e ir visitar o Tsukiji, o maior mercado de peixe do mundo!  Pegamos o metrô, e chegamos bem cedinho, ainda a tempo de ver o movimento diário e caótico deste  mercado que movimenta mais de 2.000 toneladas de peixe por dia!  
E acreditem, o mercado não cheira nada a peixe.
Os vendedores não gostam de turistas, nós atrapalhamos a vida deles, embasbacados com o tamanho, quantidade e as espécies de peixes e crustácios que nunca tínhamos visto na vida. 
Tudo que vem do mar, se mexe e tem vida, pode-se encontrar por lá. 
Eu quase fui atropelada pelos carrinhos frenéticos que ficam de um lado para o outro transportando os peixes. Levei bronca de meia dúzia de vendedores por não acreditar no que estava vendo, e querer tocar em todos os peixes e coisas diferentes. regra nº1 Não toque em NADA. Eu toquei em tudo! 



Salmão fresquíssimo e suas ovas, as mais lindas, grandes e frescas que já vi na vida.



























Um sonho de geladeira, recheada com o melhor atum do mundo
As cabeças do atum...

 Às 08:00 da manhã bateu uma fominha, e a 2ª regra de uma visita à este mercado, é tomar o café-da-manhã por lá mesmo. 
Sim, nada melhor do que um sushi para começar o dia, com o peixe mais fresco e saboroso do mundo. Há alguns restaurantes dentro e ao redor do mercado, ficam abertos apenas das 05:00 às 14:00hs. O mais renomado é o Sushi Dai, fomos conferir. 

O lugar é pequenininho, sentam apenas 10 pessoas por vez. Foram 2:30 hs de espera na fila com frio e chuva, aquele sushi tinha que valer muito a pena e superar nossas expectativas….e foi melhor, muito melhor, foi surpreendente. Uma grande fatia  do peixe sobre uma pequena quantidade de arroz. Isso é Niguiri Sushi de verdade!  





                                                     Eles servem um menu-degustação, são 10 pedaços que o sushi-man prepara no minuto e coloca na sua frente, um de cada vez, respeitando uma sequência de sabores. Toro, ouriço-do-mar, moluscos, baby camarão e outras delícias...







 

  

  
Só posso dizer uma coisa, o Japão é fantástico, o peixe é delicioso e o mercado é um sonho para qualquer apaixonado por comida.


----------
Sushi Dai
Tsukiji Market
Tokyo
Japan



2 comentários:

  1. Pequena que incrível!!! Estou arrepiado!! Nem sei como vc está assimilando tanta informação, tantos sabores, tantas imagens e tantos contatos!! Imagino eu em um lugar desses!
    Joguei na loteria de final de ano, mas o premio maior da vida é esse, ver que podemos viver nossas vidas! A unica coisa de pensei na virada do ano, lá no Rio de Janeiro foi em agradecer! Me foi permitido ter meu filho de volta e ainda ganhar mais alguns anos de vida... Para alguém que adora a vida não tem premio melhor!! E ver a vida ser vivida tão intensamente assim então... Amo vcs e obrigado por viverem e compartilharem estas experiências!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    Adoro a comida japonesa, sendo o preferido um belo sushi.
    Quando vi as fotos desses Niguiris fiquei de boca aberta e quase "babando", comecei hoje um dieta com alimentos mais saudaveis e to ficando maluco com seu blog.
    Espero um dia poder ir ao Japão e passar por este Mercado.
    Adorei a matéria.

    ResponderExcluir